Objetos indigenas na decoração

Conheça mais sobre os objetos indígenas e como podem decorar sua casa

Conheça mais sobre os objetos indígenas e como podem decorar sua casa

Os objetos indígenas são peças feitas e usadas pelos povos originários desde muito tempo atrás. Esses itens são feitos de diversos materiais encontrados na natureza e originalmente foram criados para os mais variados fins: rituais religiosos, coleta de alimentos, proteção, enfeite corporal, entre outros.

A verdade é que, com o passar do tempo, a arte indígena passou a ter novos formatos, sendo apresentada de novas formas sem deixar de lado toda a influência ancestral que existe em sua produção. Por exemplo, alguns objetos que antes nem pensavam em ser criados, como uma cabeceira de cama em palha trançada, hoje fazem parte da decoração de casas combinando de forma harmônica com o ambiente.

É possível dar uma nova cara para seu lar com personalidade, respeito a quem ajudou a formar nosso país e beleza com cada uma das peças que os povos indígenas são capazes de criar. Conheça mais sobre essa parte da influência indígena na cultura brasileira!

Decoração indígena: como são feitos esses produtos?

Como a cultura dos grupos indígenas tem como característica principal o bom convívio com a natureza, utilizando apenas os recursos necessários para a manutenção do povo, a produção de suas artes não poderia ser diferente. Os vasos, cestos, máscaras e outros itens artísticos e decorativos são feitos utilizando materiais naturais. A coleta de nenhuma dessas matérias-primas causam impactos negativos em nosso ecossistema, ao contrário de outros itens que encontramos no mercado.

É possível encontrar objetos decorativos fabricados com:

  • fibras de planta, como o cipó, junco e palha;
  • cabaças;
  • argila;
  • dentes de animais (diversas espécies trocam sua dentição naturalmente, então é possível coletar partes da arcada sem ferir o animal);
  • sementes e caroços;
  • plumas e penas;
  • madeira.

Com esses recursos, os artesãos indígenas aplicam todas as técnicas ancestrais passadas de geração em geração e produzem lindos itens que enriquecem um ambiente, criando um visual mais agradável e único para a casa. E nem precisamos falar de como essa é uma forma de exaltar nossa brasilidade, não é mesmo?

Como decorar um ambiente com arte indígena?

Uma das grandes perguntas de quem começa a conhecer as produções dos povos originários é como dá para incluir a arte indígena em sua casa ou escritório. São tantas opções de artigos produzidos com recursos naturais que nem sempre sabemos como combiná-los.

Essas questões acontecem também porque o artesanato por muito foi visto como uma produção inferior, não artística e ficou sem receber seu devido valor. Felizmente os olhos se abriram para a riqueza de detalhes e variedade que cada uma das diferentes etnias colocam em seus produtos, agregando muito para qualquer cômodo.

Vamos a algumas ideias que nós da Assindi separamos para te ajudar a incluir objetos indígenas na decoração!

(SUGESTÃO DE INCLUSÃO DE IMAGEM: CERÂMICA MARAJOARA)

Cerâmica e argila

Esses materiais tradicionalmente utilizados pela maioria dos povos originários são muito versáteis. Pratos decorativos, jarros, panelas e vasos são apenas alguns dos itens feitos a partir da cerâmica e argila. Existem também as esculturas de animais e figuras da natureza que ficam lindas em espaços como salas, quartos e áreas externas.

Homem indigena criando vazo de cerâmica com a escrita ao lado esquerdo "Cerâmica e argila"

O mais conhecido desses produtos certamente são as tradicionais Cerâmicas Marajoaras, com uma história de mais de 1600 anos de produção. Os métodos de fabricação foram passados através das décadas e até hoje encantam quem sabe apreciar arte.

A cozinha também pode ter um toque mais brasileiro com produtos dos mais antigos moradores do território. As panelas de argila e os pratos com pinturas tradicionais podem ser parte da decoração dando um toque mais colorido e aconchegante ao cômodo.

Trançados em palha ou fibra

A cestaria trançada é um dos pontos fortes da arte indígena. Com formatos e tamanhos variados, esses itens serviram por muitos anos para os mais variados afazeres. Hoje, eles podem também estar presente em ambientes modernos que combinam elementos mais “sóbrios” e industriais, com cestos de fibra. Essa mistura cria um visual único e muito bonito!

Indigena criando trançados em palha, com a escrita ao lado esquerdo "Trançados em palha ou fibra"

O Capim Dourado é um dos materiais que geram produtos dos mais lindos. Com sua cor característica e um brilho sem igual, essa planta permite criar os mais diferentes itens. Cabeceiras de cama, molduras de espelhos, quadros decorativos e, é claro, cestos são feitos desse elemento e também de palha.

É possível pendurar essas decorações indígenas em paredes, adicioná-las em seu quarto ou usar como suporte para guardar objetos do dia a dia. Assim, sua casa fica linda e organizada!

Tecidos bordados

As padronagens indígenas variam de povo para povo, mas todas são igualmente lindas. Existe a produção de tecidos com algumas dessas pinturas, que podem servir como bandeiras decorativas, capas de almofadas, colchas para as camas, tapetes ou mantas. Esses produtos acrescentam um charme único ao ambiente, podendo se tornar o centro da decoração de um cômodo mais básico.

Tecidos bordados indigenas com a escrita ao lado "Tecidos bordados"

Decorações em madeira

A madeira é um material versátil e os indígenas sabem manusear muito bem, transformando-a conforme sua vontade. As figuras entalhadas também podem entrar na decoração de seu lar, combinando muito com paredes de cores quentes. Uma outra opção é usar esse tipo de arte indígena em um ambiente mais “clean”, que precisa de um centro de cor.

Decorações indigenas em madeira, com a escrita ao lado "Decorações em madeira"

Os povos originários também produzem máscaras nesse material e que são utilizadas em cerimônias religiosas. Essas máscaras são esculpidas e pintadas cada uma com o simbolismo próprio. Algumas pessoas utilizam-nas na decoração como forma de demonstrar respeito às divindades da natureza e buscar proteção para seu lar.

Posso ter objetos indígenas mesmo sem pertencer a um dos povos nativos?

Sim! Quem não pertence a nenhuma etnia indígena pode – e deve – consumir e conhecer os produtos e história dos ancestrais brasileiros. Dessa forma, estará ajudando a valorizar as culturas que nos formam como brasileiros, assim como garantir que artesãos talentosos recebam por seus trabalhos.

Além disso, essa é uma forma de reconhecer as verdadeiras raízes brasileiras, reconhecendo como as produções indígenas — e os próprios cidadãos desses povos — são parte integrante e importante para nossa sociedade.

Buscar a produção diretamente com instituições que fomentam a produção nativa como a Assindi, é uma escolha excelente para quem está trabalhando em projetos e deseja uma peça de arte indígena feita sob encomenda. Dessa maneira, ajudará a disseminar a beleza da arte nativa e cada vez mais pessoas entrarão em contato com esses objetos.

Continue acompanhando as publicações do nosso blog e também confira as produções feitas em nossa Associação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *